Nos dias 15 e 17 de junho de 2023, a cidade de Vitória, Espírito Santo foi palco de uma campanha mundial de limpeza e ação para combater a poluição plástica nos oceanos, a Global Ocean Cleanup, organizada pela Oceanic Society e See Turtles, para celebrar a Semana Mundial das Tartarugas Marinhas (Sea Turtle Week). O evento reuniu organizações em todo mundo e, no Espírito Santo foi estruturado pelo Projeto Chelonia mydas do Instituto Marcos Daniel (IMD), visando aproximar a comunidade das setes espécies de tartarugas marinhas existentes, além de chamar atenção para as ameaças que esses animais vêm sofrendo com a expansão humana.
Toda programação aconteceu de forma presencial e gratuita e contou com a participação de diversos atores sociais na sua construção. Ao todo mais de 120 pessoas se inscreveram para essa linda comemoração que se dividiu em dois dias:
Quinta (15 de junho) no Iate Clube de Vitória, com palestras e oficina de mosaico a partir de tampas de garrafas plásticas.
Figura 1. Palestras realizadas durante a 1° Tartarugada Capixaba. Fotos: João Zanardo
Figura 2. Construção de mosaico com tampas plásticas. Fotos: João Zanardo
Sábado (17 de junho) na praia da praça do Iate, com exposição biológica de exemplares de tartarugas marinhas e outros animais marinhos, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) e a Liga Acadêmica de Clínica de Animais Selvagens (LASELV), exposição artística com as cinco espécies de tartarugas marinhas que habitam o Brasil produzidas a partir de resíduos sólidos, pela artista capixaba Lorrayne Candeias. Além da famosa limpeza de praia com a participação do Grupo Escoteiros do Mar Ilha de Vitória, distribuição de brindes e muita diversão.
Figura 3. Exposição biológica e atividades de educação ambiental. Fotos: João Zanardo
Figura 4. Exposição artística com espécies produzidas a partir de resíduos sólidos. Fotos: João Zanardo
Figura 5. Limpeza de praia, pesagem e separação do lixo. Fotos: João Zanardo
Ao todo foram coletados 3607 itens, entre eles: 1197 bitucas de cigarro, 412 embalagens de doces e salgados, 103 palitos de picolé, 8 chinelos, 802 sacolas plásticas, 126 canudos, 444 embalagens de comida, 251 garrafas e 32 artefatos de pesca.
O Iate Clube de Vitória foi fundamental para a realização da Tartarugada Capixaba. Além do apoio financeiro, cediou o primeiro dia de evento e deu todo o suporte a nossa equipe durante toda programação, por isso queríamos deixar aqui nosso agradecimento especial.
Figura 6. Distribuição de brindes. Fotos: João Zanardo.
A previsão é que eventos como este sejam cada vez mais frequentes e que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso às informações divulgadas pelos pesquisadores. Afinal, conhecendo e ajudando às tartarugas marinhas, contribuímos para a redução da poluição dos oceanos e ajudamos a nós mesmos já que dependemos dele.
Foi muito lindo esse trabalho, que mais ações como essas sejam desenvolvidasss <3