Começamos o ano com atividade de difusão científica em Santa Teresa!!! Tivemos mais uma experiência emocionante e gratificante para todos participantes. Desta vez a ação aconteceu na comunidade de Alto Santo Antônio, em Santa Teresa – ES. E com os amigos Rodrigo B. Ferreira, Alexander T. Mônico, Cecilia Waichert, Lamara Barbosa e Mateus Leite conversamos sobre os anfíbios anuros da região e sobre a febre amarela. Divulgamos também os resultados do meu trabalho de conclusão de curso, intitulado: Percepções dos moradores da REBIO Augusto Ruschi em relação aos anfíbios anuros. Foi surpreendente a participação dos moradores sobre cada assunto e banners expostos. Sem falar na alegria das crianças e adultos pintando, se divertindo e demonstrando interesse sobre a Mata Atlântica e a vocalização dos anuros. Um DVD interativo foi utilizado para proporcionar o contato da história natural dos anuros com os participantes. Expomos também terrários e aquário com espécimes vivos de anfíbios anuros em vários estágios de desenvolvimento, e todos tiveram a oportunidade de perder “aquele medinho” dos sapos, pererecas e rãs, falo isso de alguns adultos, pois a crianças se apaixonaram e até pegaram na mão. Em conversa com algumas delas, uma nos surpreendeu, dizendo:“....eu entendo a importância dos sapos na natureza, pois eles comem os insetos.”Foi incrível!
Esperamos que com ações simples assim, sementinhas sejam plantadas dentro de cada coração, e que possamos sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação dos anfíbios e da fauna como um todo, afinal: “só protegemos aquilo que conhecemos”.
Só tenho a agradecer ao Projeto Bromeligenous e aos moradores de Alto Santo Antônio por permitirem que esse movimento se tornasse realidade!
Estou ansiosa pela próxima edição do “Oi prazer, somos os anfíbios”.
Texto: Fernanda Cristina Lirio Ferreira
Fotografia: Arquivo Bromeligenous
Comments