Saudações Crocodilianas!
Quem veio primeiro? O ovo ou o jacaré?
O amor está no ar! Coincidentemente entramos na época do ano em que nossos amigos jacarés-de-papo-amarelo estão cheios de amor no coração e nada mais justo do que falarmos sobre como eles reproduzem.
- Peguem seus telefones, disquem para a maternidade mais próxima, pois vamos falar sobre bebês!
Entre os meses de outubro e fevereiro é a época mais piegas dos nossos amigos jacarés. Por toda floresta se ouve Djavan e a única coisa que se vê é o brilho do olhar apaixonado dos casais se formando. - ♪♫Teus sinais me confundem da cabeça aos pés, mas por dentro te devoro...
O CORTEJO DO JACARÉ-DE-PAPO-AMARELO
Nessa dança, os machos, que podem variar de 1,5m até 3,5 metros de comprimento, são responsáveis pelo cortejo. As fêmeas reprodutivas, menores, acima de um metro e meio, escolhem os parceiros e futuros pais dos seus bebês. Tudo acontece dentro da água.
Então, durante o período reprodutivo o macho busca a atenção das fêmeas com uma série de comportamentos, como elevar o corpo produzir vibrações na água e emitir sons. - Confira no vídeo da NatGeo WILD a seguir.
Após a escolha dos parceiros e do amor acontecer, os ninhos são feitos apenas pelas mães. Com o lugar escolhido, ela usa a vegetação em decomposição, como gravetos, folhas, galhos e até lixo, quando em ambiente urbano.
OS NINHOS DO JACARÉ-DE-PAPO-AMARELO
Os ninhos tem um formato de "monte" com o tamanho médio de 49cm de altura x 134cm de comprimento x 103 de largura. Sempre ficam próximos da água a uma distância de aproximadamente 2 metros- Afinal de contas, a mamãe precisa estar perto para proteger seus futuros filhotes durante todo processo de incubação dos ovos.
É claro que estamos falando de estimativas sobre as dimensões do ninho e a distância da água. Essas características podem variar de acordo com o habitat e disponibilidade de recursos do ambiente. Tanto que já foram encontrados ninhos a até 2km de distancia de um corpo d'água.. - Assim podemos ver como nossos amigos jacarés se adaptam às adversidades.
SAÚDE X SOBREVIVÊNCIA DA NINHADA
A quantidade de ovos por ninhada também pode variar entre 10 a 50 ovos dependendo de como está saúde, alimentação, idade da fêmea, além de fatores ambientais. Mas existe uma relação entre o tamanho das fêmeas com o da ninhada. - Ou seja, quanto mais saudável e grande for a fêmea, melhor e maior será o seu ninho.
O sucesso reprodutivo da espécie é um fator muito importante, tanto que existem registros de ninhos comunais, em que várias mamães jacarés usam o mesmo ninho. Nesse caso, a ninhada pode chegar a até 130 ovos. - Seria um ótimo quadro para o "Programa do Ratinho". Quem é o pai?
INCUBAÇÃO DOS OVOS
Lembra que sempre dissemos que as variações ambientais são super importante para os jacarés? Pois é, para os jacarés bebês não é diferente. O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura de incubação dentro dos ninhos.
Mas como assim a temperatura?
Durante o crescimento dos embriões dentro do ovo, o que define o sexo do bebê jacaré é o calor de dentro dos ninhos. Sabemos que se a temperatura se manter constante entre 29° e 31° só nascerão fêmeas. Acima de 33° só nascerão machos. - Incrível, não?
DA POSTURA AO NASCIMENTO
Após um período entre 65 e 90 dias depois da postura nascem os bebês, para a felicidade das mamães jacarés. Porém ainda dentro do ovo, pouco antes do nascimento, alguns filhotes costumam emitir sons, chamando a mãe para ajudar a quebrar a casca. Esses sons também avisam aos outros filhotes que é hora de nascer! Além disso, os jovens jacarés possuem um dente falso na ponta do focinho que serve para romper a casca do ovo.
Depois de toda essa jornada até o nascimento, como estratégia de sobrevivência, instintivamente, é comum que os filhotes fiquem juntos, o que dá uma certa vantagem na fuga quando necessário. Além disso, também temos a mamãe jacaré como sentinela por um tempo, ficando perto para protegê-los de possíveis predadores. - Aqui você pode colocar a trilha sonora de vitória do Ayrton Senna para celebrar o nascimento de novos jacarezinhos.
E aí, achou interessante?
Nos vemos na próxima!
O Projeto Caiman é uma realização:
- Instituto Marcos Daniel; @imdbrasil
- Projeto Caiman; @projetocaiman
Parceira:
- Instituto Últimos Refúgios; @ultimosrefugios
Texto:
- Fernando Paulino; @inando.bio
- Gabriel Dias; @gabrieldias.bio
Fotografias:
- Leonardo Merçon; @leonardomercon
Ilustração:
- Luiza Tanaka; @lu_tanakap
Patrocínio:
- ArcelorMittal Tubarão; @arcelormittaltubarao