Educação Ambiental é o processo pelo qual indivíduos constroem valores e competências voltadas para a conservação da natureza. Transmitir informações sobre a Mata Atlântica com enfoque nos jacarés é uma missão complexa. Inicia-se pela desmistificação do animal que sempre é tratado em desenhos e filmes como mal, bravo e inimigo do homem.
O Projeto Caiman, em parceria com a empresa ArcelorMittal Tubarão, desenvole atividades de sensibilização ambiental. As atividades de educação ambiental levam para o público conhecimentos sobre a espécie e suas interações dentro do seu habitat, ou seja, sua casa. O grande desafio, porém, é conduzir o público a uma mudança de atitude em relação ao uso sustentável dos recursos naturais e à valorização da vida em todas as suas formas.
Isso demanda abordagens específicas para cada público alvo, associada a identificação de problemas objetivos a serem tratados e solucionados.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL MULTIDISCIPLINAR
Por isso, o programa de educação ambiental e difusão científica do Projeto Caiman usa diferentes formatos para os diversos públicos e objetivos como por exemplo:
· Educação Ambiental nas escolas públicas e privadas.
· Eventos e manifestações culturais.
· Sensibilização através de imagens.
· Turismo científico.
· Capacitação de professores e educadores ambientais para uso dos jacarés como espécie bandeira
em ações de educação ambiental nas escolas.
· Mídias sociais.
· Educação ambiental gratuita no Centro Ecológico Projeto Caiman.
NOVAS ABORDAGENS
Com o passar dos anos as abordagens tradicionais de ensino-aprendizagem foram tornando-se defasadas dando espaço a novas ideias que buscam trabalhar a cooperatividade e a criatividade. O Projeto Caiman não ficou de fora.
Um jogo de tabuleiro gigante, totens educativos, quebra-cabeças, esqueletos e maquetes são usados para prender a atenção dos alunos conseguindo maximizar a troca de informações. Através da sensibilização ambiental mostramos a possibilidade do desenvolvimento equilibrado, com respeito aos recursos naturais, ao meio ambiente e as gerações futuras.
O ALCANCE QUE TRANSFORMA
No ano de 2020, chegamos a marca de 1 milhão de pessoas diretamente através do programa de educação ambiental e difusão científica do Projeto Caiman desenvolvido em parceria com a ArcelorMittal Tubarão. O grande alcance de público vem junto com o grande desafio de medir e avaliar a efetividade das ações desenvolvidas, e essa é a meta que buscamos alcançar no sentido de orientar os esforços e o melhor emprego de recursos para as ações que são mais efetivas para o alcance dos objetivos da educação ambiental.
Temos consciência dos desafios que enfrentamos para promover a conservação da espécie de jacaré, que tem suas populações sob forte pressão. Contudo, o aprender a preocupar-se e agir em prol do meio ambiente é gradativo, mas quando o efeito multiplicador ocorre em ampla escala, quebra as barreiras e sensibiliza pais, tios, avós, vizinhos e amigos. Assim, continuamente, a natureza ganha mentes críticas e ecologicamente orientadas.
O Projeto Caiman é uma realização:
- Instituto Marcos Daniel; @imdbrasil
- Projeto Caiman; @projetocaiman
Parceira:
- Instituto Últimos Refúgios; @ultimosrefugios
Texto:
- Barbara Mello; @_babimello
Ilustração:
- Fernando Paulino; @inando.bio
Fotografias:
- Leonardo Merçon; @leonardomercon
Patrocínio:
- ArcelorMittal Tubarão; @arcelormittaltubarao
Comments