O Chamado
Na noite da última quarta-feira (16 de Abril), a equipe do Projeto Caiman e Instituto Últimos Refúgios foi acionada para mais um de resgate de Jacaré-de-Papo-Amarelo, desta vez no município da Serra - ES.
Uma equipe multidisciplinar composta por um médico veterinário, um fotógrafo, um biólogo e um estagiário foi encaminhada imediatamente ao local: uma área industrial
que possui aos fundos uma área alagada aos pés do belíssimo Monte Mestre Álvaro (um dos patrimônios naturais da cidade).
O Resgate
Chegando ao local, a equipe se deparou com um animal assustado, medindo cerca de 1 metro de comprimento total, que dividia espaço entre caminhões e curiosos.
Rapidamente, a equipe realizou de forma segura a captura do animal. Foi feita marcação, implantado um microchip embaixo de sua pele. Também realizamos medição, pesagem e sexagem, onde pudemos observar que se tratava de um jovem macho.
O jacaré foi submetido a uma avaliação veterinária e no exame percebemos a presença de um corte em suas costas. Normalmente, esse tipo de injúria, é causada por objeto cortante ou outro instrumento de confecção humana.
Foi constatado, pelo nosso médico veterinário, que a lesão não representa maiores riscos à saúde e integridade do animal. Portanto, foi encaminhado para soltura a ser realizada dia seguinte, em uma área alagada próxima ao local onde o encontramos.
Tem Virado Rotina
O acionamento de nossa equipe para resgate de jacarés tem se tornado algo recorrente. Somente no primeiro semestre de 2019 foram 17 ocorrências. O aumento das áreas de ocupação humana e ainda elevadas temperaturas, têm sido responsáveis pelo aparecimento cada vez mais comum de animais selvagens na malha urbana.
Áreas selvagens perdem cada vez mais espaço para a expansão das cidades. Esse crescimento acontece de forma desordenada ou sem o devido monitoramento da fauna e flora local.
As populações de animais selvagens, encontram-se comprimidas em pequenos fragmentos naturais pobres em recursos alimentares e próximos às habitações humanas, forçando os jacarés a dividir os espaços conosco. Dessa forma, notícias como esta têm se tornado cada vez mais comuns.
Vale ressaltar que encontros como o citado acima, ocorrem em áreas antes pertencentes aos jacarés e uma infinidade de outras espécies. Os verdadeiros responsáveis pelas invasões somos nós mesmo e não o universo selvagem que nos rodeia.
Missão de Vida
Para nós do Projeto Caiman e Últimos Refúgios, resgatar um animal é ter a certeza que mais uma vida foi salva e ainda que nossos objetivos e sonhos são tão grandes como desafiadores!!
Cuidar dos Jacarés é cuidar de toda a NATUREZA!